DRAGAGEM E DESASSOREAMENTO

Soluções para Dragagem e Desassoreamento

Assoreamento é um problema comum em lagoas industriais, bacias de rejeito, lagos e rios, assim como impacta diretamente também na altura do calado de hidrovias de acesso a portos e terminais marítimos. Obras de desassoreamento são soluções complexas que precisam ser muito bem conduzidas, levando em conta o objetivo do projeto, a profundidade do corpo hídrico, os tipos de sedimentos (contaminados ou não), assim como as variáveis com as condições da área.

A dragagem é uma das práticas mais difundidas no mercado ambiental para resolver este problema. A Submar conta com uma equipe, formada por engenheiros, técnicos em batimetria e especialistas na área, para desenvolver soluções de dragagem customizadas, que envolvem levantamentos hidrográficos antes, durante e depois de cada projeto.

Mais do que resolver problemas de assoreamento, a Submar executa e gerencia o projeto de engenharia, além de se responsabilizar pelo tratamento e pela disposição adequada dos sedimentos.

Nossas soluções atendem:

– Desassoreamento de lagoas industriais

  • Lagoas de tratamento de efluentes;
  • Lagoas de reserva de água (água de incêndio, água industrial, água pluvial, água de reuso etc.);
  • Lagoas de emergência (retenção de vazamentos, retenção de efluentes fora de especificação, retenções diversas);
  • Lagoas de processo (equalização de vazões, reatores de processo, estocagem de produtos químicos etc.);
  • Lagoas paisagísticas.

O processo de desassoreamento de uma lagoa industrial varia de acordo com as condições do local, o objetivo do projeto de dragagem, o tipo do material a ser dragado, dentre outros aspectos.

– Desassoreamento de lagos e rios

A dragagem, seguida do tratamento e da disposição adequada dos sedimentos, é uma das soluções ambientais mais viáveis para resolver problemas de assoreamento de rios e lagos. São projetos que oferecem bom custo-benefício e cuja duração varia em decorrência da extensão do corpo hídrico, do objetivo do desassoreamento e de algumas variáveis ambientais.

Para atender a esse tipo de projetos, a Submar segue as seguintes etapas:

1. Levantamento Hidrográfico.
2. Determinação do volume de material a ser dragado.
3. Estudos de campo para caracterização do material.
4. Dimensionamento dos equipamentos a serem utilizados.
5. Preparar área para depositar o material dragado.
6. Disposição adequada dos resíduos.

– Dragagem de material contaminado

Em muitos casos, a dragagem em canais portuários, rios, lagos e até mesmo em alto mar envolve a retirada de sedimento contaminado.

A Submar é capaz atender um projeto completo, que envolve desde a retirada do material, passando pela desidratação e análise para reaproveitamento, até sua destinação final, quando não há alternativas.

– Equipamentos e Tecnologias de Dragagem

  • Possuímos tecnologias que são adicionadas às dragas para aprimorar o monitoramento do perfil da dragagem;
  • Acompanhamento batimétrico durante a dragagem.